O MESMO UM BURRO QUE UM GRANDE PROFESSOR ! 
CAMBALACHO 
por Herbert Mujica Rojas
Os SeMeCos invadiram o mundo. Estão em todas as partes, principalmente nos cargos mais importantes das dependências estatais, no Governo, no Congresso, urbi et orbi. Pertencentes a uma cáfila da moda, por culpa dos seres inteligentes, que nada dizem, não protestam e agüentam desastres desses tipos, com um estoicismo à prova de bombas. Alguém tem alguma dúvida ? Os sectários, medíocres e corruptos, os aproveitadores, apoderaram-se das dobradiças do Poder Público e Privado no Peru, na América Latina e no mundo todo. 
Na Sexta-feira, 29/05, à noite, um único noticiário da televisão, anunciou que as tarifas básicas de TdP (Telefonica del Peru) subiriam uns 9%. E, no Sábado, oh! Surpresa!!! Ninguém confiou em nada!!! Nenhum periódico disse essa boca é minha. Somente no Domingo, em algumas modestas linhas, como para não molestar muito os poderosos de TdP, O Comércio público aumentou os preços. 
Agora pagaremos, algo assim como S/43.00 (US$ 1= S/. 2.80 nuevos soles) pela renda básica. Como se fosse pouco, a TdP insiste, em suas cartas respostas, com frases estereotipadas (não tem nada a ver com a música, como se alguém conseguisse interpretar a palavra). “Não temos conhecimento de falhas, sua reclamação não procede, tem que efetuar o pagamento, pois, ao contrário, será aplicada a norma vigente (leia-se : corte de linha), etc., etc., etc.,”. E são centenas de milhares de cidadãos que vão ter que rebuscar um pouco mais em seus bolsos, para cumprir com a TdP.
 
Na semana passada, deu-se um índice de mal estar, que está ganhando lugar junto ao povo Peruano. Os arequipeños saíram às ruas para protestar contra as altas tarifas da SEDAPAR (serviço de água potável) e com violência de assustar, destruindo vários telefones públicos. Esse assunto está censurado, porque, é óbvio, que o vandalismo ganhou as calçadas e as pistas. Porém, se tem perguntado, quem foi afetado por essas destuições ?  A TdP ? De maneira nenhuma, esses telefones são realidade, porque nós, os usuários, pagamos faturas abusivas e por isso que existem nas principais Cidades do Pais. TdP ganha uma publicidade milionária (já entendemos qual a razão para não dar destaque as altas) nos principais periódicos e em canais de televisão e fala-se de uma revolução comunicativa!  Claro que sim, mas a realidade é uma cobrança injusta, porque através dessas cobranças indevidas e faturas altíssimas PODEM fazer o que fazem !!!!!!  De onde se não é assim?  Curar o que não tem cura, de onde, pecata mia ? Porém, os aproveitadores, que manipulam os meios de comunicação, se cuidem muito mais em dar valor na notícia. Um usuário, não é nada, mas multipliquemos por centenas de milhares !  Quanto mais irão deleitarem-se nos cofres da grandiosa TdP ?
Sabemos, por fonte fidedigna, que essa empresa deseja fazer tudo que a permitem fazer, até junho de 1999, quando, teoricamente, finalizará o monopólio, e depois venham outros e se ocupem das trastes deixadas por eles.

Tudo isso em desordem. Nada menos que a Ilustre Reitora Delia Revoredo, do Colégio de Advogados de Lima, devendo marchar, a duras penas, ao exílio, e este fato está quase arquivado. A Senhora Martha Chavez, com essa corte de bombeiro e válvula de insuspeitáveis qualidades intelectuais, utiliza-se do que aprendeu na Universidade para decidir que não existem provas nas interceptações telefônicas. Tão pouco se pode provas totalmente que Alan Garcia Perez e seu partido, por pouco roubaram o Peru, porém os danos existem. Como uma brincadeira argentina: Aqui estamos todos, todos se conhecem, mas a carteira não aparece!!!! 

Há quase seis anos, em 21/10/92, em minha coluna Sinal de Alerta em Extra, denunciei as más condutas do Doutor Victor Lucero, Diretor do Hospital Maria Auxiliadora. Foi, na época, colocado, porém, aproveitou-se de alguma vantagem e envolveu-se, envaidecendo-se pelo seu posto. No Domingo, 31/05/98, supõe-se que (07) sete pessoas haviam morrido, devido a negligência administrativa e manutenção dos monitores do centro cirúrgico e, adivinhem, quem está sendo denunciado, agora ?  O Doutor Victor Lucero, atual Diretor do Maria Auxiliadora. Pouco mais de cinco anos depois, e existem aproveitadores na qual humana importa um bledo, somente o prazer terreno de ganhos e negócios turvos, como esse flagrante caso, protagonizado por Lucero.
Alguns programas de televisão (chamados de “talk-shows”) converteram-se  a esse meio, no desnecessário, mais abominável e repugnante, que havíamos conseguido contemplar em décadas. Com um meio enganoso e detestável de entusiasmos, se vislumbra casos de indignação e infra-humanismo. A escória, a estupidez e o marketing se uniram, graças a esses aproveitadores ou aproveitadoras que mal falam o castelhano, agridem e manipulam os entrevistados, e, ainda, querem nos fazer crer que estão agindo em serviço ao Pais. Distantes tempos de programas como os que dirigiam Manuel D’Ornellas, Jaime Baily, Luis Rey de Castro, Pablo de Madalengoitia e tantos outros. 
A oposição é uma brincadeira de mal gosto. O Governo, com uma maneira habilíssima desenha no estandarte: quando protestar e o que é pior: porque protestar ! Fujimori passeia a sua vontade, e não existe peça de substituição, porque os inteligentes, ou não estão no Pais ou guardam um prudente, mas covarde, silêncio !  Um indivíduo compra um milhão de dólares em terras, em Jequetepeque, e ninguém sabe como.  Porém o Poder Judiciário não dá a mínima importância. E mais, o Judiciário, no Peru e na América Latina, é uma brincadeira e tudo fica na lembrança.  No Brasil, Naya, um construtor, mal utilizando-se do dinheiro público, construiu edifícios que desmoronaram-se, deixando, na miséria e na morte, dezenas de pessoas, e o assunto, encontra-se perante o Poder Judiciário.  Um empresário Argentino, muito próximo ao Presidente daquela Nação, “suicidou-se” , porque sabia demais.  No Chile, já existem coordenadas internacionais para defender Pinochet, que agora é Senador, e com uma carreira abonada sobre cemitérios das vítimas. 
Os aproveitadores se encarregam de mascarar o mal, a indecência e o inverossímil, tentando mostrar o bom, o decente e o acreditável. Alguns poucos aproveitadores manipulam o destino de 25 milhões de Peruanos, que nada sabem, nunca protestaram, porém  todos   pagam   por   isso !!!!!!!!  Qualquer um que é Senhor, ofende a razão !!!! 
E, para dizer que não há preocupação, pela onde de violência, o Governo, ante a humilhante despreocupação do Congresso, adota um pacote de medidas repressivas que podem gerar a caça as bruxas ou de pessoas pouco simpatizantes ao regime. 
Um macabro paralelo: em fevereiro de 1932, as discussões no Congresso Constituinte estavam ao radicalismo vivo. O Governo de Sanches Cerro queria, a todo custo, adotar a Lei de Emergência, deportando vários parlamentares da oposição. Poucos meses depois se produziram os levantamentos populares em Trujillo, Huaraz e Cajamarca. Os paredões silenciosos foram testemunhas da barbárie que se havia apoderado no Peru. 

Sessenta e seis anos depois, teremos que repetir a história ?  Em nome de que princípio ?  Do apetite desmedido que alguns aproveitadores tem com o Poder?? Não foi suficiente a bestialidade assassina gerada pelo terrorismo ?  Ou teremos que enfrentar a igualadora de um Estado repreensor, que fala em nome do povo e usa pseudônimos para a comissão de suas desonestidades ? 

Voltando a um dos meus temas preferidos, também afeta a cems de miles de Peruanos, TdP, esta, cometendo falcatruas a vontade. Em junho, se prevê um protesto contra o minuto de conexão, que a Osiptel presenteou para aqueles que não estavam descontentes, os Espanhóis, na procura das regras de jogos mas eqüitativas. Estará você na linha de fogo ?

Sustento que os aproveitadores são somente esses. A equipe de AILA, Associação dos Internautas Latino Americanos, http://members.tripod.com/~AILATIN, os batizam como Nabos, e creio que esse esforço merece uma visita. Pode estar contra, simpatizar ou não, porém o que não se pode fazer é ficar calado, vendo como nos tiram a roupa para reclamarmos, depois, pelos resfriados.
Basta a inscrição absurda que o Peruano é um desanimado. Digo que não, de repente ignora grande parte dos seus direitos. Então sigamos o assunto aqui informado. Porém, não por intermédio de vitrines como os “talk-shows”, mas com análises, propostas, idéias.  Este Pais não agüenta mais paliativos ou oposições eleitorais que tão somente buscam continuar nos negócios públicos, para não perderem tantas regalias e emolumentos. Devemos resgatar o Peru, voltar as nossas raízes, e assim, perfilar o dinamismo das novas oposições nacionais e continentais. O que ocorre aqui, sucede, basicamente, em toda a América Latina e devido a essa situação, requer-se alguém de idéias claras, para vislumbrar um novo amanhecer. 
Podemos ser nós, os Peruanos ? 
Podemos ser npos, os Brasileiros? 
A você e não a mim, cabe a resposta !!!!!  
 
 
                l 
 
 
 
 
 
 
Escreva-nos a:   
ailatin@zdnetmail.com 
  
 
 AILA 
 

--------------096DE354122BBD451EAE5156--